Monday, April 17, 2006

You bring me closer to God - Nine Inch Nails


Passeio pela praia, no final de tarde, olho para o lixo trazido pelo mar. Questiono-me sobre a origem de alguns detritos. Fotografo aqueles que me parecem mais deslocados e por isso, apelam mais à minha atenção. Aproximo-me de um galho cravado na areia quase, escultoricamente, colocado. Em fim de semana de Páscoa, olho para a areia e sorrio. Uma peça cinzenta sobressai – um cristo abandonado, perdido na praia. De entre todos os detritos foi sem dúvida, o mais curioso. Não resisto. Registo o momento. Continuo à beira mar, confirmando as minhas suspeitas. Encontro as tão familiares rosas já envelhecidas, pelos dias de sol e sal, que indiciam práticas mais místicas. Para além destas, encontro ainda flores frescas – esta noite foi movimentada. Ficaram a faltar os charutos, a cachaça e as outras oferendas que costumo encontrar pela praia. No crepúsculo imagino ter encontrado chifres de caprino cobertas por larvas e moscas, uma verdadeira cena fétida e putrefacta que se desfaz, ao constatar que estou apenas perante bananas enegrecidas, simetricamente dispostas, cobertas de mel e vespas. Não preciso percorrer as encruzilhadas, nem passar à porta de cemitérios. O misticismo continua bem vivo e a ser praticado. E eu, em nome do ambiente, continuo a apagar velas deixadas acesas sob a vegetação e a recolher lixo deixado na praia. Quer sejam garrafas, copos ou anjos caídos, ignoro os avisos para deixar os despachos em paz.

No comments: