Monday, July 03, 2006

São João outra e outravez?



Noite de sábado, 1 de Julho e os arraiais de S.João arrastam-se por mais outra semana, em terras de pescadores.
Toda a vila desce ao arraial mal amanhado, ao som de música mais que pimba, ensopando-se em copos 3 duplos e imperiais.
À minha chegada já o hino se cantava e a bebedeira era total, que em dia de ressaca de vitória da selecção, se apresentava como uma bizarra versão distorcida da mesma, com o equipamento a condizer. Fogueiras, churrascos, farturas, pipocas, algodão doce, cães que tentam roubar as bifanas, bailarico, onde mulheres dançam com mulheres e homens encostam-se ao balcão, de copo na mão.

Descubro que é possível cantar "Big in Japan" dos Alphaville, ao som da melodia de uma música de Tony Carreira. Tento aguentar. Mas sem sucesso. Sem sangria, sem tampões para os ouvidos...já é demasiada informação! Farto-me de todos os bêbados honorários, tão vermelhos quanto as t-shirts que envergavam e volto para casa, feliz por ter um bom livro à minha espera.
Definitivamente os arraiais da minha adolescência tinham mais piada.

3 comments:

matie said...

Alphaville?! Tony Carreira?! Meus Deus, essa genta tá toda louca! E ainda por cima a cantar!! Esse arraial deve ter sido bonito deve... Tss tss!

Berquó said...

como alguém me dizia um dia "a ti também acontece-te tudo". Eu acho que é mais o caso de nas mais infelizes ou insignificantes situações, consigo filtrar uma história cáustica.
Quanto ao arraial, o mais grave é que acho que é mesmo um caso de plágio, porque fui eu que descobri que uma música do tal senhor, tem os acordes chapados do Big in Japan. (qual é, não sei, confesso-me uma ignorante em pimbalhada, mas sei que vem a seguir aos 2 corações solitários)

matie said...

Mas tb te digo, acho que a pimbalhada que praí anda (seja ela qual for) é um grande plágio (rascoso) de qualquer grande tema musical. Eles aproveitam-se do que tem sucesso! Claro está que depois soa a falso, e custo ouvir! Custa mesmo muito!!!