Wednesday, June 25, 2008

Blinded by the light

Como diz um amigo meu
"lá estás tu a arranjar confusão nos transportes públicos"
Por acaso só reviro os olhos e faço má cara quando invadem o meu espaço privado.
As confusões vêm sempre bater à minha porta e nem por isso, armo barraco.

Hoje, pela hora de maior calor
estava a tentar chegar ao trabalho o mais rápido possível.
No autocarro, estando para sair na paragem a seguir ao Cais do Sodré,
toquei o botão de STOP logo depois deste sair desta paragem.

Vagaroso lá foi ele e a uns quarteirões de distância,
levantei-me e fui para a porta.

Como costumo viajar em autocarros compridos, tenho o cuidado
de verificar se a luz de STOP da secção onde vou, está acesa.

Sempre a arrastar-se ao longo da paragem, o tipo não só
não chegou a imobilizar o veículo como ignorando a minha luz vermelha de STOP
continuou em marcha para o Terreiro do Paço - que ainda fica a um grande esticão do Chiado

Como tinha a certeza que aquela era uma paragem daquele autocarro, que tinha tocado a tempo e horas e a luz de STOP continuava a piscar...fui até ao motorista e fiz-me de loura:
Por acaso aquela não era uma paragem? perguntei com muito pouca dose de sarcasmo.

o tipo inspira com um ar de relaxado de quem lhe apetece estra na praia e beber umas imperiais, em vez de andar com o sol escaldante a torrar o miolo e responde:
"sim é uma paragem, mas eu olhei para a campainha e não estava acesa"

Se há coisa que não admito é fazerem-me de parva.
Até concordo com aquele erro clássico, que origina grande troca de injúrias, quando alguém já carrega no botão STOP em cima da paragem e o condutor não abre.
Eu respeito o facto de não poderem deixar entrar e sair passageiros fora das paragens, por isso, mesmo que me custe, nem sinalizo que gostaria de entrar depois do autocarro arrancar, mesmo que tenha andadoo só 2 metros,agora ...

o senhor podia simplesmente dizer que se tinha distraido ou que não viu, mas mentir descaradamente...

"tem piada, que eu carreguei no botão, logo que saímos do Cais do Sodré"
olho para cima
"e a luz, que eu não mexi mais, continua a piscar, mas tá bem, muito obrigado"

o tipo, nem piou, prova de reconhecimento que a mentira não colou e deixou-me sair.

Ó meu amigo, que hoje, conduzia um 706 no sentido Terreiro do Paço, às 14.30h:

Se não vê as luzinhas no painel, por estar de óculos escuros
então, meu senhor, não conduza de óculos

No comments: