Sunday, December 10, 2006

É dia de festa


Domingo frio de Dezembro. Acordo a custo. O frio e a ressaca muscular pedem para ficar mais algum tempo na cama.Algum tempo e banho mais tarde, noto o alvoroço anormal no adro da igreja. Parece que finalmente vão destapar o busto que agora vai ter lugar neste espaço. Colunas, aparelhagem, microfone, denunciam uma pseudo-cerimónia de inauguração - e eu, mesmo em frente de camarote. Como em todas as cerimónias de inauguração portuguesas, a envolvente continua o mesmo cenário de guerra, que tem sido paisagem certa nos últimos 3 meses, os mesmos que tenho sido forçada a estar mais tempo por casa, a ouvir os barulhos ensurdecedores e repetitivos da obra.
Espreito os carros em 2ª fila. Audi A8, BMW...ok, o Sr Presidente da Junta já gasta bem o dinheiro, apesar de continuar o mesmo labrego de 1ª. Chegam-me as informações que ainda não há muitos anos, em vez de se sentar ao volante de uma destas bombas, sentava-se ao volante de um carro do lixo - ao menos progrediu na carreira, sempre dentro da mesma instituição. E lá vai ele, com uma pequena corte até ao café da esquina.
Pouca, mesmo muito pouca gente, espera no adro pela missa, heis que chega um convidado de mérito - o sr cardeal - mais um Audi topo de gama.
Começa o espectáculo. 22 Tipos de bata branca entram na igreja, de ostensório e acessórios que nem sei o nome.
Discuto com a minha avó - ela diz que é o Cardeal Cerejeira, eu digo que esse era o amigo inseparável do Salazar. Ela pergunta-me então quem é e eu respondo que aquilo é chapéu de papa...olha! é o RatZinger. Ela olha-me duvidosa em silêncio e manda-me um CALA-TE!
Começam os ensaios de som...tal qual como nos concertos SOM SOM SOM, em tom grave e abafado saem das colunas.

Começa a festa, já têm uma multidão e balões a condizer.

1 comment:

Anonymous said...

Bu p/ esse busto!
Bu p/ esse novo largo da igreja!
Eu kero o meu largo de igreja onde aprendi a andar de bina! O meu largo de igreja de horas e horas a fio de conversa sob as árbores sentada nas escadas de pedra. O meu largo de igreja onde fiz aproximações e afastamentos, onde cresci, onde me escondia no banco entre as ávores p/ me divertir nos meus encontros amorosos de adolescente...eu kero o meu largo de igreja!